Postagens populares

quinta-feira, 10 de setembro de 2015

JOÃO ALFREDO A CIDADE DO POLO MOVELEIRO.



JOÃO ALFREDO A CIDADE DO POLO MOVELEIRO.


A cidade de João Alfredo, localizada no estado de Pernambuco, foi fundada no ano de 1935. Possui uma população de 30.743 habitantes, e área sua total de139,870 km2 (Fonte: IBGE).João Alfredo, conhecida como a Cidade Feliz, é um dos grandes centrosculturais, de lazer, de comércio e indústria moveleira do agreste setentrionaldo Estado de Pernambuco. Sua paisagem é marcada por serras, riachos dos Bultrins, Ronca e Goiabeira, destacando-se muitas indústrias moveleiras. Graças à visão empreendedora e a ousadia de pequenos empresários, é reconhecido como um dos maiores polos moveleiros de Pernambuco.

O polo moveleiro de João Alfredo está localizado cerca de 105 quilômetros do Recife, e teve início da década de 60. No polo, ocorre a produção de móveis residenciais (quartos e salas), e abastece os mercados do sertão de Pernambuco e estados vizinhos. Para tanto, são utilizadas como matéria-prima principal painéis de compensado.

No ano de 2005, o polo já contava com 120 fábricas de móveis que empregava direta e indiretamente 3 (três) mil pessoas. Destaque-se que, sendo naquela época a população do município de 26.000 pessoas, 11,6% ocupava-se da atividade no setor moveleiro.

Através do estudo do Quociente de Localização (QL), foi identificado que o município de João Alfredo tem a concentração de empresas do ramo de móveis de madeira 17 vezes maior do que a média nacional que é de 4% do total das indústrias no Brasil. A concentração de empresas no segmento de móveis em João Alfredo chamou a atenção das entidades de apoio como SEBRAE e SENAI. Desde 2003, o SEBRAE vem atuando fortemente com as empresas do município, capacitando-as na parte gerencial e produtiva (Fonte: Polo moveleiro de João Alfredo, Curso de Mestrado Profissionalizante em Economia da Universidade Federal de Pernambuco UFPE- 2005).

O polo moveleiro do município de João Alfredo é a mola propulsora para o desenvolvimento da região. É profissionalizante, gerador de empregos e faz com que o dinheiro circule na própria cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário